Associação dos Antigos Estudantes de Nova Lisboa / Huambo / Angola

A Associação já tem um portal (ou site) no endereço www.aaenlh.pt. (link no fundo desta página)

Programa de trabalhos 2001/2005

(Aprovado em reunião da Assembleia Geral em 7 de Julho de 2001)

 

Considerações Prévias

Quando há cerca de trinta anos um pequeno grupo dos primeiros finalistas do Liceu de Nova Lisboa realizou o primeiro almoço de convívio em Lisboa, mal sonhavam os presentes que estavam a iniciar um processo dinâmico e imparável que haveria de suscitar tanto interesse, de congregar tão elevado número de aderentes e de gerar uma associação de vontades de características tão importantes e peculiares.

De facto, rapidamente os almoços se repetiram, os jantares se tornaram rotina e se alargaram a todos os ex-alunos do Liceu. Vieram depois, os almoços pelo país fora, a constituição da Associação, o seu alargamento a todos os antigos estudantes de Nova Lisboa, Huambo.

Só um traço de união muito forte consegue resistir e fortalecer-se com o tempo, ao invés de com ele ir passando, definhando e morrendo. Para quem lhe é estranha, e a não sente, é incompreensível esta força de coesão, esta dinâmica de associação. Há por isso quem nos tome por saudosistas, querendo viver um passado irreversível. Nada de mais errado. Não queremos agarrar-nos ao passado, mas não podemos ignorá-lo. Foram as raízes fortes que alimentaram a árvore centenária ao longo dos anos permitindo a frutificação e a perpetuação da espécie. Também são as nossas raízes que hão-de alimentar um projecto que há-de florir em esperança e frutificar em solidariedade.

Alicerçamos a nossa associação num passado comum, é certo, mas o nosso projecto é o futuro. Temos, cada um por si, contribuído para o progresso do país. Nos estabelecimentos de ensino de Nova Lisboa – Huambo tomaram rumo muitos jovens que são hoje técnicos eficientes e de renome, professores considerados, cientistas competentes, políticos reputados, médicos excelentes, trabalhadores honrados, cidadãos conscientes… Mas nem todos tiveram as mesmas oportunidades e alguns depararam com graves obstáculos no seu percurso. E estes precism de ajuda…

Por outro lado, a nossa história comum merece ser preservada, divulgada… e ainda não está escrita. Por tudo isto, a AAENL/H faz sentido.

Propomos, para dar expressão ao seu projecto, um plano de actividades que contemple prioritáriamente as seguintes áreas:

ORGANIZAÇÃO INTERNA

SOLIDARIEDADE SOCIAL

INFORMAÇÃO, CULTURA E LAZER

COOPERAÇÃO

 

1.- ORGANIZAÇÃO INTERNA

 

1.1.- ACÇÕES A CURTO PRAZO

1.1.1.-Medidas administrativas e financeiras

Neste domínio importa criar, antes do mais, uma estrutura estável que garanta o regular funcionamento da Associação como pessoa jurídica activa e dinâmica.

Para que tal seja alcançado, serão feitas as seguintes diligências:

  1. Regularização da situação jurídica da Associação com retoma do processo de inscrição e registo e obtenção do cartão definitivo de pessoa colectiva.
  2. Após regularização do registo, com a denominação actual, abertura de conta bancária e transferência do saldo existente à data da transferência de poderes.
  3. Recenceamento dos antigos estudantes do Huambo existentes no país e lançamento de campanha para inscrição de sócios.
  4. Criação de base de dados com toda a informação recolhida sobre os antigos colegas.
  5. Criação de um sistema de consulta que permita a rápida localização de colegas, por temas (moradas, estabelecimentos frequentados por ano etc.).
  6. Criação de sistema de cobrança de quotas por transferência bancária.
  7. Incentivo e apoio à constituição de núcleos regionais da Associação.
  8. Análise e desenvolvimento de fontes potenciais de financiamento da Associação.
  9. Desenvolvimento de projectos.

 

1.1.2 Sede Social

  1. Diligenciar, junto da Câmara de Leiria, a cedência de um espaço para instalação da Sede Social.
  2. Após obtenção da sede, instalação de secretariado permanente.

 

2 Solidariedade Social

 

2.1. Acções de curto prazo

2.1.1. Levantamento de situações

  1. Lançamento de redes de comunicação para procura e detecção de casos de carência de apoio social no universo dos antigos estudantes de Nova Lisboa.
  2. Levantamento e análise de situações.
  3. Estudo de canais e meios de apoio.

 

2.1.2. Acções de longo prazo

  1. Análise de meios e condições necessárias à edificação da "Casa dos Antigos Estudantes do Huambo", de apoio à terceira idade- desenvolvimento do projecto.

 

3. Informação, cultura e lazer

3.1 Encontros anuais

  1. Manter as agradáveis e muito importantes refeições de convívio iniciados pela anterior Direcção, nomeadamente o jantar e o almoço
  2. Dar continuidade às visitas culturais que foram proporcionadas pela gestão anterior, procurando manter o nível de qualidade e alargá-las a outras regiões do país.
  3. Procurar desenvolver programas de viagens para associados, dentro e fora do país

 

3.2 Boletim / Anuário da Associação

Entre nós, antigos estudantes do Huambo, encontram-se personalidades de elevado mérito que pontuam nas mais variadas áreas da vida nacional. São colegas com riquissimas experiências pessoais, profissionais e sociais com as quais muito gostariamos de enriquecer a Associação. Pensamos que um anuário, onde se possa registar esse contributo pode ser não só uma mais valia para o noso projecto associativo, mas também um contributo para o dinamismo intelectual do país.

Propomos por isso:

  1. Organização de grupo de trabalho para desenvolvimento do projecto
  2. Solicitar a cooperação de todos os colegas para apresentação de trabalhos literários, de opinião, técnicos da sua área de actividade ou outros que pretendam apresentar.
  3. Pesquisa de fontes de financiamento (publicidade ou outras)
  4. Análise e desenvolvimento de projecto.

 

3.3 Prémios / Integração de gerações

A ponte para o futuro tem de ser feita na ligação aos descendentes dos antigos alunos. Pensámos numa forma de também para eles, a Associação ter um interesse directo, ainda que mais pelo simbolismo do que pelo valor; Propomos:

  1. atribuição de um prémo anual ao melhor aluno de cad um dos graus de ensino, entre os descendentes em linha recta (filhos ou netos) de sócios da Associação, mediante Regulamento a elaborar no qual ficará estabelecida a natureza do prémio, a constituição do júri de apreciação e a forma de candidatura.
  2. Criação de um prémio cuja denominação homenageie personalidade ligada ao Huambo e à sua Historia, para concurso a abrir anualmente entre sócios, cônjuges e seus descendentes no âmbito das artes ou da literatura, segundo Regulamento a elaborar.

 

4. História de Nova Lisboa / Huambo

O percurso histórico dos nossos ancestrais pelas terras do Huambo é pouco conhecido. A quem, mais do que a nós, compete pesquisá-lo, estudá-lo e divulgá-lo?

Quem terá mais interesse nisso do que nós próprios?

Propomos:

  1. Criação de um grupo de trabalho para elaborar e desenvolver um projecto de pesquisa.
  2. Candidatura a programas de apoio à investigação

  1. Campanha de recolha de documentos, dados e informações sobre o tema. Registo de memórias de antigos residentes.
  2. Obtenção e recolha de objectos, documentos, e toda a espécie de bens que possam servir de núcleo a um eventual museu da Associação.

 

5. Cooperação

  1. Procurar-se-á desenvolver contactos para troca de experiências, procura de interesses e desenvolvimento de projectos comuns com todas as associações que nisso mostrem intressse, nomeadamente aquelas que estão ligadas ao Huambo e a Angola.
  2. Procurar-se-á acompanhar a situação sócio-económica e política que se vive em Angola para que, logo que as condições o permitam, se estudem as formas de cooperação no processo de recuperação e desenvolvimento de Nova Lisboa.

Leiria , 7 de Julho de 2001

Os orgãos sociais

 Ligar ao site da Associação

Para regressar à PP