A Associação já tem um portal (ou site) no endereço www.aaenlh.pt. (link no fundo desta página)
Programa de trabalhos 2001/2005
(Aprovado em reunião da Assembleia Geral em 7 de Julho de 2001)
Considerações Prévias
Quando há cerca de trinta anos um pequeno grupo dos primeiros finalistas do Liceu de Nova Lisboa realizou o primeiro almoço de convívio em Lisboa, mal sonhavam os presentes que estavam a iniciar um processo dinâmico e imparável que haveria de suscitar tanto interesse, de congregar tão elevado número de aderentes e de gerar uma associação de vontades de características tão importantes e peculiares.
De facto, rapidamente os almoços se repetiram, os jantares se tornaram rotina e se alargaram a todos os ex-alunos do Liceu. Vieram depois, os almoços pelo país fora, a constituição da Associação, o seu alargamento a todos os antigos estudantes de Nova Lisboa, Huambo.
Só um traço de união muito forte consegue resistir e fortalecer-se com o tempo, ao invés de com ele ir passando, definhando e morrendo. Para quem lhe é estranha, e a não sente, é incompreensível esta força de coesão, esta dinâmica de associação. Há por isso quem nos tome por saudosistas, querendo viver um passado irreversível. Nada de mais errado. Não queremos agarrar-nos ao passado, mas não podemos ignorá-lo. Foram as raízes fortes que alimentaram a árvore centenária ao longo dos anos permitindo a frutificação e a perpetuação da espécie. Também são as nossas raízes que hão-de alimentar um projecto que há-de florir em esperança e frutificar em solidariedade.
Alicerçamos a nossa associação num passado comum, é certo, mas o nosso projecto é o futuro. Temos, cada um por si, contribuído para o progresso do país. Nos estabelecimentos de ensino de Nova Lisboa Huambo tomaram rumo muitos jovens que são hoje técnicos eficientes e de renome, professores considerados, cientistas competentes, políticos reputados, médicos excelentes, trabalhadores honrados, cidadãos conscientes Mas nem todos tiveram as mesmas oportunidades e alguns depararam com graves obstáculos no seu percurso. E estes precism de ajuda
Por outro lado, a nossa história comum merece ser preservada, divulgada e ainda não está escrita. Por tudo isto, a AAENL/H faz sentido.
Propomos, para dar expressão ao seu projecto, um plano de actividades que contemple prioritáriamente as seguintes áreas:
ORGANIZAÇÃO INTERNA
SOLIDARIEDADE SOCIAL
INFORMAÇÃO, CULTURA E LAZER
COOPERAÇÃO
1.- ORGANIZAÇÃO INTERNA
1.1.- ACÇÕES A CURTO PRAZO
1.1.1.-Medidas administrativas e financeiras
Neste domínio importa criar, antes do mais, uma estrutura estável que garanta o regular funcionamento da Associação como pessoa jurídica activa e dinâmica.
Para que tal seja alcançado, serão feitas as seguintes diligências:
1.1.2 Sede Social
2 Solidariedade Social
2.1. Acções de curto prazo
2.1.1. Levantamento de situações
2.1.2. Acções de longo prazo
3. Informação, cultura e lazer
3.1 Encontros anuais
3.2 Boletim / Anuário da Associação
Entre nós, antigos estudantes do Huambo, encontram-se personalidades de elevado mérito que pontuam nas mais variadas áreas da vida nacional. São colegas com riquissimas experiências pessoais, profissionais e sociais com as quais muito gostariamos de enriquecer a Associação. Pensamos que um anuário, onde se possa registar esse contributo pode ser não só uma mais valia para o noso projecto associativo, mas também um contributo para o dinamismo intelectual do país.
Propomos por isso:
3.3 Prémios / Integração de gerações
A ponte para o futuro tem de ser feita na ligação aos descendentes dos antigos alunos. Pensámos numa forma de também para eles, a Associação ter um interesse directo, ainda que mais pelo simbolismo do que pelo valor; Propomos:
4. História de Nova Lisboa / Huambo
O percurso histórico dos nossos ancestrais pelas terras do Huambo é pouco conhecido. A quem, mais do que a nós, compete pesquisá-lo, estudá-lo e divulgá-lo?
Quem terá mais interesse nisso do que nós próprios?
Propomos:
5. Cooperação
Leiria , 7 de Julho de 2001
Os orgãos sociais
Para regressar à PP