ECDIS
Sistemas de informação apresentados em cartas electrónicas



As cartas electrónicas surgiram como um novo auxiliar electrónico de navegação que propícia benefícios significativos à navegação marítima, à segurança e ao comércio. Mais do que uma representação colorida de uma carta em papel, os sistemas de cartas electrónicas combinam o texto com informação geográfica, num instrumento operacional de plena utilidade. Como uma ajuda automática à decisão, com o conhecimento da posição de forma contínua, em relação a terra e aos objectos representados, às ajudas à navegação e perigos que de outro modo seriam invisíveis, as cartas electrónicas são um sistema de navegação em tempo real, que integra uma variedade de informação que é visualizada e interpretada pelo utilizador (o marítimo a navegar ou o operador de sistemas VTS).
A forma mais avançada de cartas electrónicas são as ECDIS - sistemas de informação com visualização por cartas electrónicas, que como tal e enquanto tal deverão satisfazer as várias exigências impostas pelas especificações técnicas e operacionais (funcionais e de segurança) da IMO, do IHO e da IEC
Todas as outras variantes, menos completas e complexas podem ser consideradas genéricamente como sistemas de cartas electrónicas, ECS e não têm que satisfazer todos os requisitos. Óbviamente que consoante a instalação, assim serão umas ou outras as mais adequadas ou obrigatórias.

Especificações da IMO (Organização Marítima Internacional)

..........................................................

Para que uma carta electrónica seja considerada ECDIS deve satisfazer os requisitos da Resolução A.817(19) que permitem que as Administrações Nacionais as considerem equivalentes às cartas exigidas pela regra V/20 da Convenção. A IMO pede aos governos que preparem os Serviços Hidrográficas Nacionais para produzirem cartas electrónicas (ENCs) e preparem os serviços de actualização associados tão cedo quanto possível, e que seja garantido que os produtores o façam de conformidade com os requisitos exigidos.

Especificações do IHO (Organização Hidrográfica Internacional)
..............................................................


IHO S-57
IHO S-52
De forma coordenada com a IMO, o IHO desenvolveu normas técnicas e especificações relacionadas com o formato digital dos dados, o seu conteúdo e o modo de apresentação dos mesmos no indicador (cores e símbolos) respectivamente IHO S-57 e IHO S-52.

Especificações da IEC (Comissão Electrotécnica Internacional)
..............................................................

As especificações desta organização relacionam-se com os testes de desempenho e verificações a que devem obedecer os equipamentos para satisfazerem as exigências funcionais da IMO e da IHO, mantendo uma ligação muito forte com a Indústria para produzir normas no domínio da electrotecnia de uma forma consensual. Os métodos de teste são também estabelecidos por este organismo.

O FUTURO
Quando integrado com outros sistemas de AIS ou ainda em sistemas VTS (serviços de tráfego marítimo) tem a possibilidade de automáticamente (via rádio ou Internet) fazer a sua actualização.
Refira-se que um sistema destes a bordo, permite funções de VDR (Voyage Data Recorder) ou vulgo caixa preta.

Para voltar à pagina principal